Passeio com Crianças – Instituto Butantan

Sem dúvida, um dos passeios mais incríveis para se fazer com crianças é ir ao Instituto Butantan! Cheio de histórias, aventuras e enigmas o Instituto Butantan foi palco das filmagens do sucesso do Gloob: “Buuu – Um chamado para Aventura”, que muitos pais amam, ainda mais que as crianças!

Fonte: Arquivo Pessoal

O Instituto Butantan nasceu em 1901, tendo como primeiro diretor o nosso querido médico Vital Brasil, como segue abaixo:

Um surto de peste bubônica que se propagava a partir do porto de Santos, em 1899, levou a administração pública estadual a criar um laboratório de produção de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriológico (atual Adolpho Lutz). Esse laboratório, instalado na Fazenda Butantan, foi reconhecido como instituição autônoma em fevereiro de 1901, sob a denominação de Instituto Serumtherápico, sendo designado como seu primeiro diretor o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, estudioso dos problemas de saúde pública,.

Além da produção de soros e vacinas, a pesquisa e a preocupação em divulgar amplamente a ciência e a atuação do Instituto sempre estiveram presentes em seu cotidiano, conferindo-lhe reconhecimento internacional. 114 anos depois de sua fundação, o Butantan é um destacado centro de pesquisa biomédica, que integra pesquisas científica e tecnológica, produção de imunobiológicos e divulgação técnico-científica, buscando a permanente atualização e integração de seus recursos e, com isso, a inovação.

(Instituto Butantan, s.d.)

Existem 4 museus dentro do Instituto Butantan, sendo Museu Biológico, Museu de Microbiologia, Museu Emílio Ribas e Museu Histórico. O Museu Biológico conta com observatório de aves e atividades educativas, onde as crianças podem participar de atividades especiais (com prévio agendamento de confirmação de realização) como “Metamorfose das Borboletas” realizadas no Horto Oswaldo Cruz (espaço educativo em anexo ao Horto).

O Museu de Microbiologia conta com uma exposição de longa duração, que aproxima nossas crianças do mundo microscópico! Computadores com filmes, animações, modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários explicam a base da Microbiologia. Também conta com atividades especiais mediante agendamento.

Os Museus Emílio Ribas e Museu Histórico contam a história do Instituto Butantan, tendo regularmente exposições e eventos.

O Serpentário é uma das atrações mais visitadas no Instituto Butantan!!! Pois permite a observação de serpentes da fauna brasileira em um ambiente semelhante ao seu habitat natural. Existe o projeto “Mão na Cobra” que permite que o visitante manipule falsas-corais e dormideiras com acompanhamento de biólogos!

Incrível, não é?!

Anotem aí: Av Vital Brasil nº1500, Butantã – São Paulo – SP. Tel: (11)2627-9300

Bom Passeio!

Amanda

 

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.
Voltar